Baixa umidade e seca: cuidados que devem ser tomados ao realizar atividades físicas

Foto: divulgação 

O Distrito Federal completou 96 dias de estiagem nesta quinta-feira (11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva para a região nos próximos dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade fica abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante. No início do mês a Defesa Civil emitiu o alerta laranja no DF, pois a umidade chegou aos 15%. 

Segundo especialistas, a seca pode trazer prejuízos para a saúde. Por isso, a rotina precisa ser um pouco adaptada, principalmente nas atividades físicas. Se o treino for ao ar livre, evite os horários entre 10h e 16h. 

Durante esse período, de acordo com o treinador da Tai Crossfit, Alexis Pincowscy, é importante se hidratar e ingerir mais frutas, chás e água de coco no pré e no pós treino. 

“A dica é ter sempre contigo uma garrafa de água e ir tomando durante o dia.e, se possível, evitar treinar nos horários mais secos (entre 12 e 15 horas), caso a atividade seja ao ar livre. Existe uma conta para saber quanto de água deve ser ingerido. O correto é no mínimo 35ml pelo peso corporal, ou seja, uma pessoa de 72kg x 35ml = 2.5 litros de água por dia", reforça.

O treinador da Tai Crossfit também explica que esse período com a umidade do ar mais baixa não prejudica apenas os exercícios ao ar livre ou aquelas pessoas que estão começando agora, mas também os atletas que vem de uma rotina diária de treinos. Segundo ele, é preciso ficar atento e observar os limites do corpo para que não tenha problemas durante as sessões de exercícios. 

“Se você já pratica exercícios físicos regularmente, o cuidado principal é se manter bem hidratado antes, durante e depois da sua atividade. Se está começando agora, junto da hidratação, fazer atividades em locais mais fechados ou em horários mais frescos podem ajudar na adaptação.”

Durante o treino é importante ficar atento a sinais como dores de cabeça e leve tontura, pois, de acordo com o treinador, são sinais de que o seu corpo precisa parar para se hidratar naquele momento. Já para as atividades na rua é preciso lembrar do filtro solar e de levar uma garrafa de água maior para se manter hidratado durante toda a sessão de exercícios.

Serviço:
TAI Crossfit 
Asa Norte: SGAN 910 Conjunto F
(61) 99601-3334
Postagem Anterior Próxima Postagem