Brasília tem sete artistas inscritos na edição 2022 do Prêmio FOCO

 

ArtRio - divulgação

A edição 2022 do Prêmio FOCO, realizado pela ArtRio e pelo Instituto Cultural Vale, bateu recorde de inscrições desde sua criação. Foram recebidas 551 inscrições, vindas de 104 cidades brasileiras. Brasília tem sete artistas participando do Prêmio, que é destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira, focando em estimular e reconhecer a produção artística contemporânea do país.

 

Este ano, as inscrições do Prêmio FOCO foram dominadas pelas mulheres, com um total de 64,59%. A maioria dos artistas, 36,04%, tem entre 25 e 34 anos de idade. Deste grupo, 85,7% fizeram suas inscrições pelo computador e 14,3% utilizaram dispositivos móveis.

 

O Prêmio FOCO foi criado em 2013 e pela primeira vez irá selecionar seis artistas em uma mesma edição. Cada um receberá a participação em uma residência e terá sua obra apresentada no estande do Prêmio na ArtRio 2022. A feira acontecerá na Marina da Glória, de 14 a 18 de setembro, e também na plataforma digital.

 

As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Despina (Rio de Janeiro, RJ), JA. CA (Belo Horizonte, MG), Chão Slz (São Luiz, MA), Terra Afefé (Ibicoara, BA – Chapada Diamantina), Irê – arte, praia e pesquisa (Salvador, BA) e Instituto Das Pretas (Vitória, ES). 
 

Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que acontecerá entre novembro de 2022 e agosto de 2023.

 

O Comitê Curatorial do Prêmio FOCO 2022 que selecionará os artistas tem direção de Bernardo Mosqueira e participação de diretores dos museus, centro culturais e memoriais do Instituto Cultural Vale (ICV) e das residências parceiras:

∙     Bernardo Mosqueira (Diretor do Prêmio FOCO)

∙     Consuelo Bassanesi (Diretora da Residência Despina/RJ)

∙     Francisca Caporali (Diretora da Residência JA. CA/MG)

∙     Gabriel Gutierrez (Diretor do Centro Cultural Vale MA em São Luís/MA)

∙     Hugo Barreto (Diretor presidente do ICV)

∙     Priscila Gama (CEO do Instituto Das Pretas/ES)

∙     Rebeca Carapiá (Diretora da Residência Irê - arte, praia e pesquisa/BA)

∙     Ronaldo Barbosa (Diretor do Museu Vale em Vila Velha/ES)

∙     Rose Afefé (Diretora da Residência Terra Afefé/BA)

∙     Samantha Moreira (Diretora da Residência Chão Slz/MA)

∙     Wagner Tameirão (Diretor do Memorial MG Vale em Belo Horizonte/MG)

 

O Prêmio FOCO é apresentado pelo Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Instituto Cultural Vale.

  

#artrio

#artrio2022

#compartilhearte

Postagem Anterior Próxima Postagem