Estação Galeria do Metrô de Brasília recebe exposição de fotos "Nas Trilhas da Cidadania”

Registros realizados com o projeto Nas Trilhas da Cidadania retratam a reflexão de estudantes sobre a responsabilidade social individual, a partir de suas visões de mundo. 

Vinícius de Mello / Agência Brasília / Estação Galeria 

A potência cultural das artes visuais e da fotografia documental como ferramenta de conscientização e transformação social é a principal proposta do projeto Nas Trilhas da Cidadania, desenvolvido pela Rede Parceiros Voluntários. A iniciativa contemplou mais de 150 educadores e alunos de cinco escolas em Brasília: Centro de Ensino Médio Paulo Freire - Asa Norte; Centro Educacional 03 (CED 03) de Planaltina; Centro de Ensino Fundamental (CEF) Buriti Vermelho - Paranoá; Coletivo Cultural e Social Sol Nascente; Coletivo da Cidade - Estrutural.
 
Após a realização de capacitações com conteúdos como liderança juvenil, empreendedorismo social, voluntariado, propósito, cultura e oficinas gratuitas de fotografia, é chegada a hora de conhecer o resultado de todo o trabalho realizado em uma exposição com fotos produzidas pelos próprios estudantes. Entre os dias 1º e 15 de dezembro a mostra estará na Estação Galeria do Metrô - Brasília, com registros que ilustram as três trilhas que norteiam o projeto: Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura.

Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da Parceiros Voluntários, explica que o propósito era trabalhar a autoestima, o empoderamento e a inclusão dos jovens. “O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Então, todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, protagônica, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo das suas relações”, explica.

Segundo Daniel, os estudantes costumam ficar ansiosos para ver de perto o resultado de seus esforços em uma verdadeira exposição fotográfica. “A vivência desperta nesses jovens, além de olhar e conhecimento técnico, um admirável processo de empoderamento, no reconhecimento do seu protagonismo enquanto agentes transformadores de suas comunidades e do mundo”, afirma.

Serviço
O quê: Exposição “Nas trilhas da cidadania”
Quando: 1º a 15 de dezembro
Onde: Estação Galeria do Metrô - Brasília (Setor Comercial Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400)
Quanto: Entrada gratuita

O projeto Nas Trilhas da Cidadania é realizado pela Parceiros Voluntários com o patrocínio das empresas Brinks, DLL, Gerdau e Ticket Log, através da Lei de Incentivo à Cultura, chancela da Unesco e apoio de Lente Cultural, Ideia Prática, Fala de Fotógrafo e Rede de Comunicação Popular.

Sobre a Parceiros Voluntários: Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 25 anos no Rio Grande do Sul, com atuação em todo o Brasil. Atua com foco no desenvolvimento social sustentável das comunidades e territórios, através da cocriação de tecnologias sociais, projetos e soluções customizadas para seus parceiros -- sejam eles empresas, escolas, órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e para indivíduos que desejam exercer a prática do voluntariado - gerando impacto positivo para todo o ecossistema social.
Postagem Anterior Próxima Postagem