Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele, que também atinge o couro cabeludo

 

Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele, que também atinge o couro cabeludo


Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Em 2022, a estimativa é de 220.490 casos, sendo 101.920 em homens e 118.570 mulheres.


Mesmo com o alto número, a doença tem grande percentual de cura e ainda de ser detectado e tratado precocemente. Com baixa mortalidade, porém pode causar sequelas expressivas.


São três os tipos de câncer que podem aparecer no couro cabeludo, melanona, carcinoma baso celular e carcinoma espinocelular. O melanoma pode causar metástase em  outros órgãos, caso diagnosticado tardiamente.

A tricologista e professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), explica que é preciso ficar atento aos seguintes sintomas no couro cabeludo como; feridas e machucados que não cicatrizam, alterações em pintas já existentes, como mudança de tamanho, forma ou cor, verrugas e espinhas que não desaparecem. E ainda reforçar a proteção com boné ou chapéu com proteção solar nos dias de exposição solar”, complementa.

Postagem Anterior Próxima Postagem