Bibliosesc em Taguatinga: unidade do Sesc estimula cultura infantil por meio da Biblioteca itinerante

Foto: divulgação 

O Serviço Social do Comércio vai disponibilizar, a partir deste mês de janeiro, o estímulo à cultura infantil através da Biblioteca itinerante, intitulado Bibliosesc. A biblioteca poderá ser utilizada pelo público comercial que acessa as dependências do clube, todos os dias, incluindo sábados e domingos, de 8h às 15h.

O objetivo do espaço é a formação de leitores, estímulo à cultura e interação social com outras crianças, além de promover um momento de criatividade e de contato com a arte junto aos familiares, que também serão convidados para as diversas atividades.

Além disso, a unidade oferecerá empréstimo de livros, mediante cadastro, de maneira integrada a toda a Rede de Bibliotecas do Sesc do país. No DF, os subsídios vão funcionar da seguinte forma: as crianças ou demais interessados em terminar de ler livros em casa poderão solicitar o empréstimo de até dois volumes, de qualquer gênero disponível no aprendizado. Caso queira renovar o empréstimo poderá realizar no site https://sesc.i10bibliotecas.com.br/

A unidade conta com acervo de diversos gêneros, além disso, disponibiliza para empréstimo livros com acessibilidade, em preto e branco, para quem tem daltonia, com lupas para quem tem outros problemas visuais, livros em 3D, interativos, com cores e formas diferenciadas livros para banho, livros acolchoados. Tudo para que as crianças encontrem no momento da leitura o prazer do contato com a arte. O espaço é revestido com tatames no chão. Para que elas possam se sentar, ouvir os livros e também interagir com eles. 

A bibliotecária e especialista em direito cultural da unidade, Ramize Uchôa, diz que é preciso conquistar leitores. “Precisamos acreditar na literatura, com toda sua potência para que o acervo seja utilizado. A biblioteca é espaço de lazer, de aquisição cultural e todos precisam se sentir bem neste espaço.

Neste ano a unidade realizou duas oficinas de literatura. A oficina “Monstro das cores, que consistia em de elaborar brinquedos sob o olhar infantil. Usando o livro de Anna Llenas, realizou-se a citação de história com participação de crianças e adultos, criando a oportunidade de formar uma família mais leitora, por meio da expressão dos sentimentos e aliando cada sentimento a uma cor, as crianças produziram bonecos, monstros e brinquedos com massa de modelar.

 Também foi realizado um workshop “Como utilizar livros de brinquedo, utilizando o livro para mediar uma atividade: Hoje eu vou voar, de Mo Willems. Que consistia em realizar atividades lúdicas com massa de modelar. Foram apresentadas as diversidades de materiais disponíveis no acervo: livro brinquedo, 3D, cartonados, livros de imagens e livros em tabuleiro. Alguns livros possuem peças adicionais, como: bonecos que representam os personagens das histórias, fantoches e afins. A atividade lúdica trouxe uma nova perspectiva de uso do espaço da biblioteca como local também de lazer.

Para este ano a unidade está elaborando mais atividades da temática da literatura. Uma brinquedoteca está quase pronta para uso da criançada, além disso, haverá roda de leitura, clube do livro, jornal das Bibliotecas, leiturômetro, que vai premiar quem mais pegar livros emprestados, como um passaporte literário. Está na lista de prêmios viagem à Pirenópolis, para a feira literária que ocorre na cidade. 

Além disso, haverá a Gibiteca especial, na temática de animes asiáticas. E, já que os livros de gibis têm uma temática de animes, a unidade vai trazer o evento Sesc Geek, que é um projeto nacional que permite experiências e atividades para os amantes de filmes, jogos, séries, games, animes, mangás, quadrinhos e muito mais. As edições anteriores foram um grande sucesso, com atividades direcionadas ao entretenimento do público por meio de atrações musicais, oficinas, workshops, palestras, batalhas medievais, concursos de cosplay e outras atividades desse universo.

Texto: Daniela Uejo
Postagem Anterior Próxima Postagem