[LGPD] Livro sobre Lei Geral de Proteção de Dados está disponível na internet de forma gratuita

Livro_LGPD_boas_práticas_para_municípios_brasileiros_divulgação 

O livro “LGPD – boas práticas para os municípios brasileiros” acaba de sair do forno e já está disponível na internet, de forma gratuita. A publicação - coordenada por Fábio Correa Xavier e Lucas Paglia - se destaca pelo fato de ter sido escrita por dezenas de autores renomados, especialistas em privacidade e proteção de dados. 

A iniciativa da Rede Governança Brasil (RGB) - financiada pelo Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) - trata da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) nos municípios, que já está em vigor. Porém, agora, o desafio é que os órgãos e entidades administrativas consigam cumprir essa lei. 

Pensando nisso, os especialistas decidiram escrever artigos sobre a utilização das informações e os impactos trazidos pela LGPD nestes últimos anos no poder público. O material – que tem um conteúdo riquíssimo - foi redigido por agentes públicos e privados, profissionais e acadêmicos, que trazem reflexões a respeito de suas vivências e estudos relacionados à lei. 

Eles apontam para a importância de boas práticas de governança na proteção de dados no poder público; e mostram os aspectos práticos sobre controle, estratégias para monitoramento e continuidade da gestão dos dados pessoais, demonstrando o quanto o assunto pode ser abrangente e complexo na administração pública.

A ideia principal do livro é amparar os agentes públicos nos novos desafios trazidos pela utilização, cada vez maior, de novas tecnologias, além de ajudar a fortalecer a garantia e os direitos fundamentais da privacidade e da proteção de dados de toda a nação.

Vale destacar que a obra traz um arcabouço de orientações com base nas diretrizes elaboradas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e nas boas práticas de governança voltadas aos entes públicos. Para acessá-lo na íntegra, clique aqui. https://www.rgb.org.br/estante-digital-rgb 
Postagem Anterior Próxima Postagem