Autismo: Saiba o que é e como identificar

Imagem: Iren_Geo/Shutterstock.com/




A cada dia que se passa mais pessoas ao nosso redor são diagnosticadas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), entretanto a sociedade sabe poucas coisas em relação ao autismo.

Segundo informações anunciadas pelo Conselho Nacional da Saúde, hoje cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil são autistas. A população total no país é de 200 milhões de habitantes, o que significa que 1% da população tem diagnóstico de TEA.

O estudo aponta ainda que “no mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.”

“A incidência em meninos é maior, tendo uma relação de quatro meninos para uma menina com autismo”, completou o Conselho. Conheça agora um pouco mais sobre o TEA!
O que é o autismo?
O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que é constatado por uma série de características, como; dificuldades de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial, comportamento sistemático ou repetitivo, sensibilidade auditiva, seletividade alimentar, entre outros.
A palavra espectro refere-se justamente a uma possibilidade infinita de traços – ou seja, cada indivíduo apresenta comportamentos únicos em maior ou menor grau, que podem aparecer de forma isolada ou em conjunto com outras características.


Como identificar o TEA?

O diagnóstico do TEA é feito por meio de análise clínica, baseado em evidências científicas, em conformidade com os critérios estabelecidos por DSM–V (Manual de Diagnóstico e Estatístico da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde – OMS).

Por isso, é de suma importância a atenção aos sinais, para que possa ser realizado um diagnóstico prévio, permitindo que o autista possa iniciar as intervenções precoces.

Dessa forma, o autista terá mais qualidade de vida, independência e autonomia para realizar as atividades diárias.

Conheça agora os 11 sinais mais evidentes do autismo:Pouco contato visual;
Dificuldade de interação;
Não reproduzem comportamentos quando são bebês;
Não atende quando são chamadas;
Dificuldade em atenção compartilhada;
Atraso na fala;
Não usam a comunicação não verbal;
Comportamentos sensoriais incomuns;
Não brinca de “faz de conta”;
Movimentos estereotipados;
Andam na ponta dos pés.

Ressaltamos que as características podem aparecer de forma isolada ou coletiva.
Causas e Tratamento para autismo

Acredita-se que a causa do autismo seja principalmente genética, e outros estudos científicos sobre essa condição médica estão sendo conduzidos.


O tratamento do autismo é realizado de diversas formas e com o trabalho em conjunto com uma equipe médica multidisciplinar.

Normalmente, o tratamento do autismo é composto por acompanhamento com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e até mesmo fisioterapeutas.

Alguns sintomas do autismo, como irritabilidade, insônia e também desatenção, podem ser tratados com o uso de medicamentos específicos.

O Fonoaudiólogo Manoel Gois/ CRFa 5-13355-4),coordenador da clínica THERAPIES LOVE KIDS-BSB, especializada em atendimento à crianças autistas, explicou à nossa coluna que “ as terapias na ciência ABA podem potencializar o desenvolvimento da criança autista. Porém faz-se necessário uma avaliação, com a aplicação de protocolos, para que o profissional possa analisar e elaborar o Plano de Ensino Individual (PEI),conduzindo os objetivos a serem ganhos no processo terapêutico com evolução do paciente.”

Na próxima edição da nossa coluna, apresentaremos alguns métodos para vocês!

Roberta Oliveira

Escritora Infantil, Educadora Socioemocional, Coaching Kids, Contadora de Histórias, Animadora Infantil

Postagem Anterior Próxima Postagem